O Centro Social Paroquial de Mogos (CSPM) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, ereta canonicamente pelo bispo da diocese de Bragança, que reveste a forma de Fundação de Solidariedade Social.
A instituição foi fundada a 10 de novembro de 1988 por iniciativa da Fábrica da Igreja da Paróquia de Santa Catarina da freguesia de Mogo de Malta, concelho de Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança, com o objetivo de prestar serviços e dinamizar iniciativas de promoção do bem-estar, da qualidade de vida e de solidariedade no domínio do apoio às pessoas idosas da freguesia.
O CSPM iniciou a sua atividade com a resposta social de Centro de Dia, porém, como as necessidades da população foram crescendo, em 1991 foi criado o Lar de Idosos que permitiu a institucionalização e a prestação de cuidados continuados aos utentes.
Em 1992, de forma a alargar o seu âmbito de atuação, iniciou-se o Serviço de Apoio Domiciliário para acompanhar os idosos que precisavam de auxílio no seu domicílio e a resposta social Atividades de Tempos Livres para as crianças da freguesia que frequentavam o jardim-de-infância e a escola primária. Contudo, esta última cessou em 2006, altura em que a escola da freguesia encerrou.
Missão, Visão e Valores
O CSPM tem como missão:
“Contribuir para o bem-estar integral da pessoa idosa, proporcionando-lhe uma qualidade de vida digna, respondendo às suas necessidades bio-psico-socio-culturais, correspondentes aos princípios cristãos.”
Esta missão alicerça-se na sua visão, que expressa o objetivo de:
“A instituição visa atingir um grau de reconhecimento a nível local, regional e nacional, pela excelência dos serviços diferenciados, de acordo com as reais necessidades sentidas pelos utentes.”
A concretização destes ideais é orientada pelos valores que seguem e pelos quais a instituição rege a sua atuação:
- Solidariedade: Somos solidários, verdadeiramente, com quem precisa.
- Humanismo: A Pessoa está no centro da nossa intervenção.
- Singularidade: Olhar para cada Pessoa como única.
- Altruísmo: Para se ajudar alguém, é necessário dedicarmo-nos aos outros.
- Empatia: Em toda a nossa atuação devemos colocar-nos no lugar do outro.
- Transparência: Ética e responsabilidade na relação com cada utente.
- Flexibilidade: Temos de ser “moldáveis” às situações inesperadas, sem nunca infringir regulamentos/leis.
- Respeito: Na relação com todos os colaboradores e utentes.
- Assertividade: É preciso dizer “sim”, quando queremos dizer “sim”, e dizer “não” quando for para dizer “não”.
- Equidade: Critérios de justiça e igualdade devem nortear a nossa ação.
- Inovação: Criar soluções adequadas às necessidades de cada utente.
Objetivos
- Proporcionar serviços permanentes e adequados às necessidades biopsicossociais das pessoas idosas;
- Assegurar um atendimento individual e personalizado em função das necessidades específicas de cada pessoa;
- Promover a dignidade da pessoa e oportunidades para a estimulação da memória, do respeito pela história, cultura, espiritualidade, pelas suas reminiscências e vontades pessoais, conscientemente expressas;
- Contribuir para a estimulação de um processo de envelhecimento ativo;
- Promover o aproveitamento de oportunidades para a saúde;
- Prevenir e despistar qualquer inadaptação, deficiência ou situação de risco, assegurando o encaminhamento mais adequado;
• Contribuir para a conciliação da vida familiar e profissional do agregado familiar; - Promover o envolvimento e competências da família.
- Promover estratégias de manutenção e reforço da funcionalidade, autonomia e independência, do auto cuidado e da autoestima e oportunidades para a mobilidade e atividade regular, tendo em atenção o estado de saúde e recomendações médicas de cada pessoa;
- Promover um ambiente de segurança física e afetiva, prevenir os acidentes, as quedas, os problemas com medicamentos, o isolamento e qualquer forma de mau trato;
- Promover a intergeracionalidade;
- Potenciar a integração social;
- Promover a interação com ambientes estimulantes, promovendo as capacidades, a quebra da rotina e a manutenção do gosto pela vida;
- Contribuir para a concretização dos projetos de vida dos utentes.
Instalações/recursos
A concretização da sua missão, visão e objetivos só é possível se estiverem reunidos um conjunto de recursos, nomeadamente, as instalações adequadas. Neste âmbito, o CSPM é composto por:
- 12 quatros, dos quais 2 individuais, 7 duplos e 3 triplos, com WC adaptado, sem barreiras arquitetónicas e com apoios. Os quartos são compostos por camas articuladas individuais, mesinhas de cabeceira, roupeiros e uma secretária. Todos os quartos têm uma varanda para o exterior.
- Wc para utentes com mobilidade condicionada com maca e cadeira de banhos para banhos assistidos;
- Sala de estar equipada com poltronas/sofás individuais onde se realizam atividades lúdicas com a técnica de animação sociocultural;
- Sala de atividades/Biblioteca é um espaço calmo para leitura, onde estão disponíveis várias obras acessíveis aos utentes, e para a realização de atividades diversas;
- Cozinha com despensa diária;
- Refeitório com 7 mesas onde os utentes realizam as principais refeições. As ementas, afixadas em local visível, são elaboradas de acordo com as prescrições médicas e tendo em atenção boas práticas para uma alimentação saudável e adequada às necessidades dos utentes;
- Lavandaria para tratamento da roupa pessoal dos utentes de lar e de apoio domiciliário e da instituição;
- Gabinete de Ação Social/Direção;
- Gabinete Administrativo;
- Salão de Festas;
- Dispomos de um posto médico onde os cuidados básicos de saúde, a realização de consultas e o acompanhamento do estado dos nossos utentes é assegurado por uma Enfermeira e um Médico que trabalham com a instituição;
- Copa de apoio aos quartos;
- Garagem e 3 viaturas;
- Armazém de produtos alimentares;
- Sala das Máquinas;
- Vestiário e sala dos colaboradores;
- Sala de reuniões.
- Outros espaços.